em Logística

O processo de picking, ou separação, é uma das etapas da cadeia de logística que mais demanda tempo por parte dos profissionais que a executam. Existem diferentes tipos de picking, eles são: o picking discreto, picking por zona, picking por lote e picking por onda. Continue lendo para saber mais informações sobre o picking por onda, quando e como deve ser aplicado:

O que é picking por onda

O tipo de picking mais utilizado atualmente é o picking discreto, que acontece quando cada funcionário se responsabiliza por separar todos os produtos contidos em um mesmo pedido. O que difere o picking por onda do método discreto é que neste caso, cada funcionário se responsabiliza por um tipo específico de produto, e realiza a separação de todos os produtos desse mesmo tipo para atender a todos os pedidos que o incluam.

Quando aplicar o picking por onda

O picking por onda não é o método mais utilizado no setor de logística por demandar serviços de tecnologia atrelados ao processo, para que seja possível realizar essa distinção de tipos de produtos dentro de um mesmo pedido, e distribuição da responsabilidade de separação para cada um dos responsáveis.

Acontece que, apesar de demandar esse apoio tecnológico para seu perfeito funcionamento, o picking por onda é excelente na otimização de tempo e produtividade relacionados a esta etapa do processo, e faz sentido ser aplicado quando a intenção da empresa for reduzir o tempo de execução do processo como um todo.

Como aplicar o picking por onda

Confira um exemplo de possível aplicação da separação por onda:

Num determinado horário, o veículo e o profissional responsáveis pelo produto x, vão até o local de armazenamento e retiram a quantidade necessária deste produto para atender a todas as demandas de pedidos do dia, enquanto que o veículo e o profissional responsáveis pelo produto y realizam a mesma operação relacionada a este outro produto. Se um pedido inclui ambos os produtos (x e y), cada um dos produtos será coletado por um profissional, e depois reunidos para que se forme o pedido completo.

Quer saber mais? Entre em contato conosco!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

O significado de FULFILLMENT e os benefícios pela contratação de um operador logísticoLogística integrada: como otimizar o dia-a-dia das operações?