O Kaizen é uma filosofia e um método de melhoria contínua que surgiu no Japão após a Segunda Guerra Mundial visando otimizar os resultados de indústrias japonesas, que buscavam se posicionar novamente no mercado mundial. Desde seu surgimento, esse método já apresentou resultados positivos em várias empresas de diversos setores, entre elas a Toyota, a Ford e a Nestlê.
A filosofia do Kaizen pode ser aplicada tanto no âmbito pessoal, social ou profissional, e os seus mandamentos, que devem ser adaptados para cada realidade, são:
● Aprenda na prática
● Elimine todo desperdício
● Engaje todos os colaboradores no processo de melhoria
● Aumente a produtividade se baseando em projetos que não exijam grandes investimentos financeiros
● Aplique em todos os setores da fábrica
● Divulgue as melhorias obtidas para motivar sua equipe a manter a comunicação transparente
● Foque suas ações no local de maior necessidade
● Priorize a melhoria das pessoas que trabalham na sua fábrica
Como aplicar os fundamentos do Kaizen
Por tratar-se de um processo de melhoria continuada, faz parte da filosofia do Kaizen compreender que o método não representa uma solução rápida e aplicada de uma só vez para solucionar os problemas da empresa, e sim de uma ação contínua e conjunta. Por isso as ações devem envolver toda a equipe e acontecer de forma regular.
A metodologia propõe uma situação intencional para aplicar os fundamentos, chamada de Evento Kaizen, que nada mais é do que um momento separado especialmente para, em equipe, explorar as melhorias que precisam ser realizadas naquele momento, visando uma maior produtividade e redução de desperdícios.
Evento Kaizen
O evento Kaizen segue um ciclo de 4 etapas, que tem como base a experiência prévia de cada membro da equipe. As etapas são:
1. Identificação dos problemas
2. Análise mais aprofundada dos problemas
3. Realização de melhorias
4. Análise dos resultados obtidos
Os benefícios do Kaizen
Como benefícios da aplicação desse método, uma organização que escolhe aplicá-lo pode contar com a diminuição de desperdícios de recursos, tempo e habilidades, maior satisfação dos colaboradores por conta da otimização dos processos, e fidelização de clientes como resultado da melhoria na qualidade da entrega.
Se o seu objetivo é melhorar a cada dia, a nossa recomendação é estudar mais a fundo sobre essa filosofia e executá-la tanto no seu dia a dia quanto dentro da organização que você representa.