Quando um produto chega até suas mãos, seja no supermercado, na loja de roupas ou as compras na internet que são entregues pelo correio, ele passou por uma cadeia de distribuição que permitiu que o produto saísse da fábrica e chegasse até você.
Para que isso aconteça de maneira eficiente, é necessário que vários procedimentos e controles aconteçam para que a distribuição ocorra dentro dos prazos, seguindo todos os trâmites fiscais, de armazenamento e que, acima de tudo, seja viável financeiramente. Isso chamamos de gestão de distribuição.
Para você entender mais sobre o assunto, a TríadLog preparou esse artigo para explicar quais são as principais etapas da gestão de distribuição e porque ela é tão importante para a sua empresa.
Etapa 1: gestão de distribuição
O primeiro passo de uma boa gestão de distribuição é fazer um inventário de todos os produtos que estocados na indústria, no centro de distribuição e também nos pontos de venda. Esse levantamento é fundamental para realizar a integração de toda a cadeia de distribuição e permitir que o gestor trabalhe com eficiência máxima.
E para que o processo seja realizado de maneira correta, é fundamental ter acesso a dados atualizados, como:
• Demanda dos produtos
• Níveis dos estoques
• Ordens de entrega
• Lead time dos pedidos
• Produção pendente para a indústria
Etapa 2: gestão de distribuição
Depois de inventariar todo o estoque, é hora de desenvolver estratégias e selecionar recursos tecnológicos que colaborem para a movimentação dos produtos. Deve ser traçado um plano bem detalhado, estabelecendo rotinas que devem ser seguidas para que os produtos sejam distribuídos corretamente. É preciso estar atento aos seguintes pontos:
• Entregar o produto correto, na quantidade adequada, no local e período certo
• Planejar o transporte das mercadorias
• Avaliar a necessidade de mão de obra e equipamentos
• Estruturar e organizar o estoque
• Facilitar a comunicação e atuação de todos os envolvidos
Etapa 3: gestão de distribuição
Por fim, partindo de tudo o que foi realizado nas etapas anteriores, o gestor vai efetivar a distribuição das mercadorias, analisando se a rotina está sendo cumprida e verificando riscos de ruptura, vendas e buscando soluções para que isso não aconteça. É função da gestão de distribuição promover um equilíbrio nas entregas de acordo com a oferta e a demando.
Se a sua empresa precisa de gestão de distribuição, a TríadLog oferece esse serviço. Conte com uma empresa experiente e especializada em logística para realizar sua gestão de distribuição. Entre em contato com a TríadLog.
Quer saber mais sobre gestão de distribuição? Entre em contato!
Preencha o formulário abaixo com seus dados. Entraremos em contato logo em seguida.
Se preferir entre em contato conosco pelo telefone: (41) 3059 0677