em Logística

o impacto das tecnologias no serviço logístico

Os serviços logísticos do século XXI são totalmente dependentes e estão interligados para funcionar de maneira conjunta com a tecnologia. De tal maneira que, quando novas tecnologias surgem ou crescem, as operações logísticas são imediatamente impactadas à medida que estas vão sendo amplamente adotadas.

Descubra com nosso artigo quais tecnologias transformaram o desenvolvimento logístico e o que está por vir. Acompanhe!

A primeira tecnologia a ser mencionada é a IoT (Internet of Things – internet das coisas, em inglês). Esta se traduz na habilidade de utilizar a internet para conectar objetos e equipamentos físicos a computadores e suas funções ou facilidades.

Se todos os equipamentos estiverem interligados, fica muito mais fácil de controlar cada parte dentro da etapa logística em que a operação se encontra. Identificar qual etapa, detalhes desta e também avaliar para possíveis mudanças e adaptações é muito mais fácil hoje com a IoT.

A segunda tecnologia é a gestão de dados. A partir do uso da chamada Big Data, que aglomera diferentes informações orientadas para um mesmo usuário. Com a junção de informações específicas como consumo, datas do ano, frequência de acesso a determinadas páginas e assuntos de interesse, é possível predizer em quais momentos determinadas demandas surgirão com mais ênfase.

Isso agiliza todo o processo de planejamento da equipe em relação ao calendário das operações logísticas ao longo do ano e faz toda a diferença! Afinal, para se planejar é preciso ter informações-chave.

Outra tecnologia incrível que não pode ser deixada de lado é a computação na nuvem. Com ela, pode-se acessar, editar, apagar, adicionar e acompanhar todas as informações relacionadas à supply chain e às etapas e seus desdobramentos em qualquer lugar: do seu tablete, smartphone ou computador em casa, em qualquer lugar do mundo.

Neste sentido, as operações ficam mais ágeis, mais visíveis e mais seguras: seus dados estão protegidos e suas operações registradas por um servidor que cuida de tudo.

Assim, todos os agentes responsáveis – direta ou indiretamente – por um cross docking podem acessar em tempo real, por exemplo, quando determinada mercadoria ou remessa está para chegar e preparar o caminho para que ela passe pelo estoque de maneira correta, receba as determinadas verificações e/ou certificações e siga em frente.

Em relação a operações logísticas realizadas aqui na TríadLog como o cross docking, a armazenagem/gestão de estoques, a carga & descarga, além de recebimento em recebimento-expedição, essas tecnologias nos sustentam dia sim e dia também.

Consulte-nos e entenda porque somos a empresa que se estabelece como referência em relação a outros nos mais diversos segmentos da operação logística. Venha com a TríadLog!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

técnicas logísticasPicking de separação