em Armazéns logísticos

Resiliência para LogísticaA economia no Brasil não está ajudando as empresas e indústrias. Ano após ano, o cenário de estagnação do crescimento, crise política e falta de perspectiva para o futuro diminui ainda mais o índice de otimismo do mercado. Diante de uma situação como essa, o que cabe ao setor produtivo fazer? Será que basta “tirar o pé do acelerador” e aguardar por um momento melhor? Como certeza não.

Em um cenário altamente competitivo, não há mais espaço para quem espera a situação melhorarem. É preciso, o tempo todo, buscar ideias e soluções para atravessar a crise e ser afetado o mínimo possível.

E quando trazemos esse cenário para logística, a situação é muito preocupante. Além da crise e estagnação do crescimento, esse setor ainda precisa lidar com graves problemas estruturais: uma rede rodoviária precária, falta de equipamentos de movimentação, preço elevado do combustível etc.

Dessa maneira, aplicar uma logística resiliente é a única maneira de atravessar a crise, buscando soluções diferentes e inovadoras para enfrentar todas as limitações e desafios que são impostos pela crise econômica brasileira. Em um artigo muito interessante sobre flexibilidade e resiliência aplicados à logística, publicado no site do Conselho Regional de Administração da Paraíba, o administrador Gilvam Vieira da Silva escreve o seguinte:

A uma logística resiliente à crise pode-se utilizar-se de alguns recursos como a criatividade e inovação, buscando maneiras não convencionais e nunca antes imaginadas para ultrapassar o atual cenário de crise. Torna-se imprescindível atribuir grande valor a logística, justamente pela vantagem competitiva sobretudo em um ambiente mercadológico de incertezas.

No cenário brasileiro, talvez o grande desafio, que exige muita resiliência, seja em buscar soluções para um mercado logístico que exige entregas cada vez mais rápidas e precisas e uma rotatividade no estoque absolutamente alta, em muitos casos eliminando o estoque e criando novos conceitos como cross docking, por exemplo.

São inovações como essa que uma logística resiliente deve buscar para não parar de inovar e se reinventar. No cenário brasileiro, resiliência e capacidade de se adaptar a novas realidades deixa de ser um diferencial e passa a ser uma pré condição para quem deseja se manter no mercado.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

porto de paranaguaSaiba o que é Supply Chain | TriadLog - Armazenagem e Logística