em Armazéns logísticos

O que é supply chain?

Você já parou para pensar em todos os agentes e variáveis envolvidas para que um produto chegue ao seu destino? Pois é disto que se trata a supply chain ou, cadeia de abastecimento:

Toda a rede que conecta direta ou indiretamente os envolvidos, da extração da matéria-prima às mãos do consumidor final, perpassando cada fase dos processos e modificações até seu último destino: o consumo.

Esta rede inclui diversas pessoas, atividades, recursos e informações. Cada empresa possui uma cadeia de abastecimentos própria de forma que seus custos de operação sejam reduzidos ao máximo, para permanecerem competitivas no mercado.

Gestão eficiente da cadeia de abastecimento

De maneira geral, os passos que envolvem uma cadeia de distribuição incluem: transportar a matéria-prima para transformar-se em sua versão final; armazenar e/ou transportar este produto para as distribuidoras e depois para os revendedores. Para tal, o operador logístico trabalha através de um conceito conhecido como supply chain management (SCM) ou, gestão da cadeia de abastecimento. É através desta gestão que o operador logístico planeja a cadeia de abastecimento da melhor forma possível.

Afinal, não é necessário apenas compreender as sequências de um produto até seu destino. Isto não significa que ele chegará ao cliente no dia e local desejados. É através da gestão da cadeia de abastecimento que isso ocorre. A fim de integrar os processos, o pilar fundamental da SCM é a manutenção de uma boa comunicação entre a empresa, o fornecedor e o cliente.

A interligação entre supply chain e value chain

Além disso, é possível compreender que cada etapa da supply chain tenha seu custo implícito, seja para extrair, armazenar ou transportar. Desta forma, junto com a supply chain trabalha-se também com a value chain, ou cadeia de valores. Se não calcularmos o custo logístico-operacional – e suas possíveis oscilações – não poderemos determinar com segurança o valor do serviço como um todo. Este é um erro que muitas empresas cometem, mesmo quando oferecem um produto ou serviço de boa qualidade.

Se pensarmos na vasta gama de produtos necessários para o dia-a-dia, a importância do operador logístico se destaca. Alguns são inclusive rapidamente perecíveis! Outros vêm de locais muito remotos.

Empresa de armazenagem e logística

Por isso, um bom serviço de armazenagem e logística exige conhecimento técnico e estratégico, boa comunicação e experiência prática. É assim que a TríadLog trabalha, atuando em diversos segmentos e com uma gama de serviços disponíveis para suprir quaisquer necessidades. Entre em contato conosco e saiba mais.

 

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Resiliência para LogísticaComo melhorar a armazenagem | Blog TriadLog