LIFO, FIFO, FEFO, PEPS e UEPS são algumas das muitas siglas utilizadas no universo da logística. Você sabe o que elas significam?
Cada uma delas dá nome a um modelo de organização de estoque, com foco na ordem de entrada e de saída de cada produto. Continue a leitura para saber o que cada uma das siglas significa e como são colocadas em prática:
O que é FIFO (PEPS)?
FIFO é a sigla para First In, First Out, que em português significa Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair, ou PEPS. Na prática, essa estratégia garante que os produtos que chegaram antes ao estoque e estão armazenados há mais tempo, sejam vendidos antes. Costuma ser utilizada para o estoque de produtos com de média e longa data de vencimento.
O que é LIFO (UEPS)?
Já a estratégia LIFO, que significa Last In, First Out, ou UEPS em português (Último a Chegar, Primeiro a Sair), é o extremo oposto do modelo anterior, uma vez que os produtos armazenados há menos tempo são os primeiros a serem despachados para o consumidor. Este modelo de gestão de estoques costuma ser utilizada para produtos que não possuem data de validade.
O que é FEFO?
O modelo de gestão de estoque conhecido como First Expire, First Out, ou FEFO, que em português significa Primeiro a vencer é o primeiro que sai, onde os produtos são organizados de acordo com sua data de validade, para que os com menos prazo tenham prioridade na entrega para o consumidor. Este tipo de estratégia costuma ser utilizada para o estoque de produtos com data de vencimento mais curta.
Qual estratégia escolher?
Cada um dos modelos costuma ser utilizado com maior frequência para um tipo determinado de produtos estocados. Um dos critérios que pode ser utilizado na definição da estratégia é a data de vencimento, conforme citado anteriormente, mas o indicado é que os especialistas da área avaliem caso a caso.
Para saber mais informações sobre os modelos de gestão de estoque utilizados no setor logístico ou esclarecer dúvidas, entre em contato conosco!