Se existe alta temporada para as empresas, especialmente varejistas, também existem para o setor da logística. Em termos gerais, esta temporada começa com o início da primavera, a Black Friday, Natal e termina com a temporada de férias.
Indiscutivelmente, os últimos meses do ano são a melhor época para fazer compras. Na verdade, para alguns varejistas, o período de festas de fim de ano pode representar até 30% de suas vendas anuais e, claro, todo mundo quer seus produtos disponíveis para o pico de vendas.
Esta é uma época em que a demanda cresce tanto que pode limitar a capacidade, tornar o frete mais caro e dar uma dor de cabeça à logística. No entanto, por se tratar de um fenômeno que acontece todos os anos, as empresas devem prevê-lo com antecedência.
Um planejamento eficiente nos permite sobreviver a esta temporada difícil. Como ajudar a cadeia de abastecimento a funcionar adequadamente durante esses picos? A TríadLog vai trazer algumas dicas.
Previsão e prevenção – sazonalidade na logística
O primeiro passo a ser dado ao entrar em uma temporada de alta demanda é ter uma previsão clara de como será para o nosso negócio. Idealmente, devemos usar os dados de anos anteriores para prever as vendas e relacioná-las às tendências do setor, para que possamos descobrir o que e quanto será demandado.
Atribuindo prioridade
Se houver produtos específicos que precisam ser entregues em um momento preciso, especialmente se eles tiverem um pouco mais de demanda do que outros produtos, estes devem ser os primeiros a considerar ao gerenciar a distribuição e transporte, porque durante a alta temporada, os embarques tendem a atrasar devido ao aumento dos riscos inerentes à temporada.
Ter um orçamento realista
É essencial entrar em épocas de pico do varejo com um orçamento e um plano realista. Para isso, devemos esperar que as taxas de envio aumentem e considerar cenários do que aconteceria com o orçamento definido. Sugerimos reexaminar os custos de envio em relação aos anos anteriores.
Usando a tecnologia para o melhor
Os Sistemas de Gerenciamento de Transporte (TMS) podem nos ajudar a otimizar as rotas, especialmente durante os períodos de carregamento intenso. A TMS mantém o controle de seus produtos e monitora quando eles devem chegar aos principais destinos. Esse nível de visibilidade da cadeia de suprimentos nos permite ter comunicações eficientes com os parceiros comerciais e até mesmo simular cenários de envio para que possamos visualizar rotas alternativas e opções de envio divididas.
Implementar um plano de capacidade confiável pode nos ajudar a evitar muitos dos problemas inerentes às temporadas de pico. Assim, todos ficam com o melhor da temporada que, no final, deve ser o melhor período para os negócios.