Assim como a metodologia do Kaizen, que já foi explicado anteriormente por aqui, a metodologia 5S foi criada no Japão em um contexto de pós-guerra, quando o país tentava se reerguer ao final da Segunda Guerra Mundial. Apesar de ter sido desenvolvida inicialmente para ser aplicada na realidade das indústrias, essa metodologia pode ser aplicada em empresas de diversos segmentos, incluindo a logística.
Os principais pilares da metodologia 5s são a qualidade, a produtividade e a eliminação de desperdícios, e ela possui esse nome por conta dos seus 5 princípios, que são:
Seiri – senso de utilização
O primeiro S trata basicamente da preparação do espaço físico para receber os demais princípios, através da ideia de eliminação de desperdícios e excessos. Nessa etapa é preciso analisar quais são os itens existentes no local de trabalho que são primordiais e quais são aqueles que estão apenas ocupando espaço. Além de identificar os objetos, ferramentas, materiais e equipamentos que não são úteis naquele contexto e devem ser descartados, o Seiri fala também sobre a otimização do uso dos itens considerados primordiais.
Seiton – senso de organização
O seiton é a fase de organização dos itens classificados como primordiais dentro do espaço de trabalho, para que estejam dispostos de maneira a se ter fácil acesso, visando a eliminação do desperdício de tempo.
Seiso – senso de limpeza
O senso de limpeza está relacionado tanto com a limpeza do local e dos equipamentos, para evitar defeitos, acidentes, atrasos e, consequentemente, desperdício de tempo. Esse princípio diz respeito também ao relacionamento entre os colaboradores, que deve acontecer de forma limpa e transparente.
Seiketsu – senso de padronização
O senso de padronização diz respeito ao implantamento dos 3S anteriores na rotina da empresa, para que não sejam atitudes isoladas e sem muito sentido, mas parte da cultura e do dia a dia dos colaboradores. Essa é a etapa que garante a consistência do que foi implantado anteriormente.
Shitsuke – senso de autodisciplina
O último S diz respeito à internalização desses princípios por parte de cada colaborador, compreendendo que é necessário que haja disciplina para não deixar os hábitos antigos surgirem novamente e interferirem na produtividade.
A aplicação de cada um desses princípios em uma empresa da área da logística é uma ótima forma de melhorar o desempenho da equipe e os resultados da empresa.